PERGUNTAS FREQUENTES

1. A Câmara de Vereadores tem disponibilizado informações à comunidade?

R: A Câmara de Vereadores de Vale do Sol em cumprimento às determinações da LAI – Lei 12.527/2011 está disponibilizando o acesso às informações através dos instrumentos aqui divulgados, de maneira eletrônica, aos cidadãos.

2. Como posso obter informações sobre a parte orçamentária, financeira, contábil, pessoal, contratos, licitações, entre outras?

R: Estas e outras informações estão disponíveis no link Portal da Transparência, bastando acessar, na internet, www.camaravaledosol.rs.gov.br

3. Como posso ter acesso às leis, projetos e outras matérias relativas ao processo legislativo?

R: A Câmara disponibiliza em seu website, acima citado, todos os documentos do processo legislativo: leis, projetos de lei, emendas, pautas, atas, entre outros.

4. Quais os canais de comunicação da Câmara de Vereadores com o cidadão?

R: A Câmara tem vários canais que viabilizam comunicação e interação com os cidadãos, entidades, entes públicos e empresas, destacando-se os seguintes: telefone; fax; e-mail; página na internet; reuniões abertas ao público e reproduzidas na página da Câmara na internet.

5. Como posso participar das reuniões da Câmara de Vereadores?

R: As reuniões da Câmara são realizadas nas segundas-feiras, com início às 18h .

6. Qual o horário de funcionamento da Câmara de Vereadores?

R: A Câmara realiza seus trabalhos e presta atendimento interno e externo de segunda a sexta-feira, da 8h às 12h e das 13h às 17h.

7. Os trabalhos da Câmara de Vereadores se resumem à realização de reuniões?

R: A Câmara, como representante dos cidadãos, analisa e discute assuntos, matérias de interesse coletivo, em suas reuniões, procedendo, posteriormente, a votação de projetos de lei e de outras matérias legislativas. Além disso, os vereadores têm grande demanda diária de solicitações feitas pelos cidadãos. Mas as atividades da Câmara não se resumem a isso. Há vários trabalhos feitos para preparar as reuniões (projetos, pautas, pareceres de Comissões, entre outras matérias) e há trabalhos pós-reunião (ata, encaminhamentos, arquivamentos, entre outras ações). Há constante atualização de dados e informações no sítio da Câmara, na internet. A Câmara é um ente estruturado e funciona, em muitos aspectos, semelhante a uma empresa: tem Mesa Diretora, vereadores, direção, comissões, servidores, setor jurídico, contábil, financeiro, humano, legislativo, de imprensa, entre outros.