Na última segunda-feira, 20, durante a reunião ordinária, o presidente Márcio Bringmann destacou que o ex-secretário municipal de Obras, Transporte, Serviços Essenciais e Trânsito, César Leandro Ebert e ex-secretário municipal de Saúde e Assistência Social, José Valtair dos Santos retornaram às atividades legislativas a partir do dia 04 de abril, cujas vagas estavam sendo ocupadas pelas suplentes Gertrudes Margit Melchior e Lisandra Andrea Flesch. No entanto, elas assumiram novamente a vereança, a partir do dia 06 de abril, suprindo as vagas dos vereadores Astor Luiz Jaeger e Eliseo Arend, que estão em gozo de férias.

Em seguida, informou que estão tramitando várias proposições importantes nesta Casa, como o projeto de lei nº 31/E/2020, que busca autorização Legislativa para adquirir um imóvel rural para implantação de um Centro Municipal de Formação, com ênfase no ensino agrícola. A área de terras está localizada em Linha Formosa e possui uma superfície de 35 mil m2, dentro de um todo maior com superfície de 202.400 m2. O imóvel em referência foi avaliado em R$ 115 mil reais pela consultoria contratada, composta de três profissionais com habilitação para realização de tal trabalho. O local em referência poderá receber a Escola Família Agrícola de Vale do Sol (EFASOL), ora em funcionamento no prédio da Escola Municipal São João Batista, além de cursos de formação nas diversas áreas de atuação do Poder Público Municipal. Salientou que sempre apoiará propostas que venham a favorecer a juventude e a educação, principalmente com relação a técnicas novas para os alunos implantarem na propriedade. Destacou que antes de ir para votação e, assim que possível, os vereadores farão uma visita ao local para analisar a viabilidade dos planos futuros para a área.

Logo após, destacou que na Câmara de Vereadores tem um espaço chamado Câmara.com e nele estão disponibilizados computadores com internet para a comunidade usufruir, inclusive para  realizar a inscrição no concurso do Município, mas é preciso que a pessoa interessada traga alguém com conhecimento em informática para ajudar se não souber utilizar o computador, pois os servidores não poderão orientar o candidato.

Bringmann citou que o isolamento social ocorreu muito cedo no Estado e, infelizmente, daqui para frente é que o contagio do COVID -19 vai aumentar, conforme pode ser visto em outros locais de ocorrência. “Espero que o surto da doença passe logo e que não ocorram casos de óbito em função do novo coronavírus em Vale do Sol”, citou. A prevenção é de suma importância, por isso solicitou que todos tomem as medidas indicadas para evitar o contágio.

Além da crise que está atingindo o país, ainda lamentou que a região sofre com uma das piores secas. Informou que os produtores de arroz, milho, soja e tabaco estão produzindo muito aquém do esperado, mal conseguindo gerar renda para pagar o arrendamento da terra. Informou que as fumageiras estão valorizando o tabaco com a folha mais fina.  Afirmou que a quebra de safra será grande e com a compra rigorosa das empresas fumageiras vai afetar a arrecadação municipal. Além disso, o valor dos insumos está elevado e muitos colonos são obrigados a realizar o pedido nas empresas, mesmo sem ter o preço do produto e nem do tabaco que comercializarão posteriormente, pois precisam dar continuidade na atividade para sustentar a família.

Por fim, mencionou que é importante a instalação de cisternas para aproveitar ao máximo a água da chuva e, assim, amenizar a falta de água em época de estiagem.