Na última segunda-feira, 16, a reunião ordinária do Poder Legislativo de Vale do Sol foi realizada na sede do CTG Tropeiros do Vale, localizada em Linha Cristina, a pedido da patronagem. “Considerando que estamos comemorando a Semana Farroupilha, nada mais justo do que o Poder Legislativo participar e se envolver com a programação cultural e de grande valia para o resgate e manutenção das tradições gaúchas”, destacou o presidente Vanderlei Martin.

O patrão em exercício Paulo Emílio Fritsch e os vereadores falaram na tribuna sobre o começo da Revolução Farroupilha, que ocorreu em 20 de setembro de 1835, a mais longa revolução do Brasil, com a duração de quase 10 anos. Tinha como ideal liberdade, igualdade e humanidade, ressaltou o patrão em exercício.

O presidente Vanderlei Airton Martin destaca que nessa reunião foram aprovados seis projetos de lei.

Um deles, de autoria do vereador Leonir Scherer, denomina as ruas do Loteamento Vale das Hortências de: Edvino João Haeser, Vereador Lotário Fischer, Emília Nass Fischer, Vereador Gilson Lutero Kopp e Ary Bandeira Lima.

O outro projeto de lei aprovado cria os cargos de agente de endemias, analista tributário, auxiliar de educação, borracheiro, eletricista automotivo e operador de máquinas agrícolas e rodoviárias.

A autorização para o Poder Executivo firmar o termo de colaboração com a Associação Pró-cultura Vale do Sol para a execução das atividades atinentes ao coral municipal, a banda municipal e atividades culturais, no valor anual de R$ 140 mil, também foi aprovada.

Da mesma forma, foi aprovado por unanimidade a alteração da localização da Avenida 10 de Novembro e a abertura de crédito adicional suplementar, no valor de R$ 117.579,00 para a incorporação do provável excesso de arrecadação previsto para o FUNDEB ao orçamento de 2019, com a finalidade de complementar as dotações destinadas para a folha de pagamento dos profissionais temporários do magistério.

O último projeto de lei aprovado trata da abertura de crédito adicional especial no orçamento de 2019, no valor de R$ 27.000,00, para criar as dotações necessárias para atender as despesas previstas para a concessão de diárias e ressarcimento de valores aos servidores e demais colaboradores no âmbito do Poder Executivo.

Antes de encerrar a reunião, Martin citou a participação dos alunos da escola municipal de ensino fundamental Willibaldo Michel, que estão se preparando para a Sessão Plenária do Estudante de 2019, prevista para ser realizada no dia 04 de novembro próximo. “Os alunos passaram o dia aprofundando os temas que estão estudando, participaram de reuniões, visitas, audiência pública, reunião ordinária e ainda vivenciaram um pouco das tradições gaúchas no CTG. Tudo isso para aprender um pouco sobre a responsabilidade que os vereadores têm no Município e para assumirem uma reunião ordinária na Sessão Plenária do Estudante”, finalizou o presidente.