Muitas pessoas talvez nem se preocupam em saber o que está tramitando no Poder Legislativo, como é o caso do projeto de lei que trata das diretrizes orçamentárias do município de Vale do Sol para o exercício de 2020, destacou o Presidente Vanderlei Airton Martin, na audiência pública realizada na última segunda-feira, dia 16.

Entretanto, este projeto de lei define o planejamento das ações e a estimativa de valores para a gestão municipal no ano de 2020, totalizando a previsão orçamentária de R$ 36.863.233,98.

Além dos vereadores, do prefeito Maiquel Silva e do vice-prefeito Normélio Reckers, somente os alunos da escola municipal de ensino fundamental Willibaldo Michel, que estão participando da Sessão Plenária do Estudante, estavam acompanhando a audiência, que foi coordenada pelo presidente da Comissão de Orçamento, Finanças, Infraestrutura Urbana e Agricultura, vereador Leonir Scherer.

Seguem algumas ações apresentadas na Audiência Pública:

1. Manutenção do plantão médico hospital – R$ 1.100.000,00
  2. Manutenção da frota da Secretaria de Obras e da Patrulha Agrícola – R$ 1.180.000,00
  3. Manutenção do serviço de recolhimento de lixo – R$ 489 mil
  4. Manutenção do sistema de iluminação pública – R$ 325 mil
  5. Aquisição de máquinas agrícolas para grupos – R$ 10 mil
  6. Assistência técnica para produtores rurais – R$ 143 mil
  7. Manutenção do programa troca-troca de sementes – R$ 195 mil
  8. Programa de fornecimento de calcário e de adubo orgânico – R$ 10 mil
  9. Inseminação artificial – R$ 71 mil
  10. Manutenção do transporte escolar do ensino fundamental – R$ 1.457.285,80
  11. Despesas com saúde através do CISVALE – R$ 144 mil
  12. Programa Farmácia Municipal – R$ 220.224,68
  13. Reforma em pontes e pontilhões – R$ 20 mil
  14. Escola Família Agrícola de Vale do Sol – R$ 82 mil

Conforme o presidente Vanderlei Martin, até o final deste mês deverá ser concluído o processo legislativo, atendendo ao que dispõe a Lei Orgânica de Vale do Sol. Este projeto de lei, assim como os demais, estão publicados no site www.cmvs.rs.gov.br e no quadro de publicações oficiais do Poder Legislativo para que a comunidade possa acompanhar e sugerir medidas aos vereadores, pois queremos fazer o melhor pelos vale-solenses, finaliza.