Os alunos do quarto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental São João Batista, localizada em Formosa, interior de Vale do Sol, estiveram nesta manhã, dia 09, na Câmara de Vereadores para conhecer um pouco do trabalho que é realizado pela vereança.

Os alunos vieram acompanhados pelas professoras Simone Emmel e Márcia dos Santos. Inicialmente, foi explicado a eles que os vereadores decidem os investimentos realizados no Município, pois é através da aprovação de projetos de lei que o Prefeito executa ações e a aplica os recursos de Vale do Sol. O prefeito precisa perguntar aos vereadores, por exemplo, se ele pode contratar um professor, fazer um empréstimo, repassar valores para o hospital, entre outras necessidades, através de um projeto de lei, que é analisado e votado pelos vereadores.

Na administração pública só pode ser realizado o que estiver aprovado em lei, contrário da comunidade, que só não pode fazer o que a lei proíbe.

Alguns alunos disseram que já estiveram em reuniões na Câmara, o que chamou a atenção. Como ainda são pequenos, foi explicado a eles que o Município funciona como nas famílias. Existe um valor “x” para ser investido no município e esse valor precisa ser bem analisado e destinado para ações que busquem bons resultados para a comunidade como um todo.

Durante o encontro foram citados alguns exemplos de gestão, como a necessidade dos servidores para atender a população, a manutenção das escolas, o pagamento da energia elétrica, merenda, folhas, equipamentos, enfim, tudo que é utilizado no educandário que provém do investimento municipal. Também foi citado que o ônibus, o motorista e o combustível utilizado nesta viagem foi de responsabilidade do Município. E assim, vários assuntos foram discutidos para elucidar a importância da boa gestão pública e da importância dos vereadores nas decisões que afetam a vida das pessoas. Por fim, o aluno Tiago Augusto Pagel citou que gostaria que fossem instaladas lixeiras e que  tivessem mais brinquedos na pracinha da escola em que estudam.

O presidente Vanderlei Airton Martin parabenizou a iniciativa e ressalta que este projeto faz com que os alunos vivenciem uma verdadeira aula de cidadania, pois desde pequenos estão aprendendo como funciona o Município. Da mesma forma, parabenizou as professoras por trabalharem com aulas práticas, inclusive, ensinando como é uma eleição para os cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito.