Reunião com a direção do Hospital

Na última segunda-feira, dia 25, os vereadores realizaram uma reunião com a diretoria do Hospital Vale do Sol, devido a tramitação de um projeto de lei que busca autorização legislativa para repassar R$ 456 mil para a entidade, considerando que o município já estará pagando em 2019 o valor de R$ 1.024.338,10 para a manutenção do plantão médico no Hospital de Vale do Sol e R$ 122.724,00 de aluguel da parte da Secretaria Municipal para a entidade, entre outros.

Importante salientar que dos R$ 3.840.246,00 que o município investiu em Saúde no ano de 2018, praticamente um terço foi para o pagamento do plantão médico.

O projeto de lei nº 08/L/2019 propõe o repasse de R$ 19 mil por mês, num montante de R$ 228 mil anual, podendo ser prorrogado pelo período de 12 meses, totalizando R$ 456 mil.

Na reunião ordinária realizada no dia 25, a vereadora Lisandra Andrea Flesch relatou que o administrador do hospital, Marco Machado, alegou a necessidade da aprovação desse repasse devido a necessidade de ter um médico de sobreaviso para atendimentos de urgência e para atendimentos dos pacientes internados pelo SUS.

A vereadora citou que no final do ano de 2018, foi aprovado um projeto de lei autorizando o repasse financeiro ao Hospital Beneficente Vale do Sol, a título de subvenção social, no valor de R$ 150.000,00, para a cobertura de despesas correntes.

Além disso, ainda é pago R$ 105,00 quando necessário um leito de observação integral (24horas).

No ano de 2018 também foi pago o valor de R$ 8.735,00, referente aos procedimentos ambulatoriais realizados no hospital. Quando necessário e autorizado pelo Secretário Municipal de Saúde e Assistência Social, é pago a consulta médica no valor de R$ 134,72 para o hospital no horário das 17h às 19h, horário em que não há expediente no Posto de Saúde e cobertura do plantão.

Na reunião ordinária a vereadora Lisandra Flesch informou que todos os dados serão analisados com muita responsabilidade antes da votação, além de considerar o repasse dos municípios de Gramado Xavier e Herveiras, que somam R$ 384 mil por ano.

Por fim, destacou que os vereadores entendem a necessidade de investir em saúde, mas é importante salientar e esclarecer a população que estamos tratando do repasse de mais de R$ 400 mil em dois anos para o hospital, além do valor de mais de R$ 2 milhões que serão pagos para a manutenção do plantão médico nesse mesmo período.

Conforme o presidente em exercício, vereador Astor Luiz Jaeger, as comissões deverão se reunir mais vezes para discutir o assunto e esclarecer todas as dúvidas antes da votação em plenário, possibilitando ou não a transferência desses recursos municipais ao Hospital Beneficente de Vale do Sol – HBVS para o desenvolvimento de serviços na área da saúde, na administração hospitalar, no apoio às ações de nutrição e alimentação hospitalar, bem como de manutenção dos serviços de lavanderia e higienização oferecidos pela entidade.