Para agilizar e esclarecer alguns pontos do projeto de lei que buscou autorização legislativa para o Município adquirir uma área para a instalação de uma empresa de grande porte no município de Vale do Sol, foi realizada uma reunião, na última segunda-feira, dia 25, com o representante da empresa Innova Brasil Comércio de Alimentos Ltda, Celso Rehbein, com o prefeito Maiquel Evandro Laureano Silva, vice-prefeito Normélio Reckers e o Secretário de Finanças, Claudeomir Karnopp.

Conforme Rehbein, a instalação da empresa em Faxinal de Dentro, nas margens RSC 287, depende da disponibilização dessa área com 49.580,00m² e que na primeira fase, a produção será terceirizada, mas em um prazo máximo de até 3 anos, a partir do recebimento da área, pretende estar operando com a produção local, desde o beneficiamento da amêndoa até o produto final.

Celso Rehbein, representante da empresa Innova Brasil

Além disso, ele projeta um faturamento mínimo de R$ 3 milhões no primeiro ano, gerando retorno em impostos ao Município, além da geração de, no mínimo, 6 empregos diretos e 10 a 12 indiretos, podendo chegar no processo de industrialização de até 30 diretos e 50 indiretos, sem considerar a contratação de mão de obra para a construção da empresa.

Na reunião ordinária, o vereador Leonir Scherer também citou que a ideia do empreendedor também é transformar o local em um ponto turístico, além de comercializar produtos oriundos da agricultura familiar do Município, entre outras atividades. Além disso, a construção do prédio será por conta da empresa. “Vale do Sol só tem a ganhar com a aquisição da área citada, avaliada em R$ 159 mil, possibilitando o retorno de impostos da comercialização dos produtos, gerando ainda empregos e renda aos vale-solenses”, destacou.

A vereadora Rejane Karnopp também reforçou a importância da aprovação do projeto de lei para autorizar a aquisição da área de propriedade de Jorge Lemos, casado com Marlene Kappaunn, destinado à implantação do Distrito Industrial, que é detentora das marcas Chocolate CacauRey e Cerveja Echt Rehbeibier. Citou ainda que o pagamento será efetivado por ocasião da lavratura da escritura pública de compra e venda, em parcela única.

Karnopp ainda ressaltou que a empresa irá instalar em Vale do Sol a sede administrativa, depósito e logística, fracionamento de embalagens, instalação de loja modelo da franquia, loja virtual de produtos naturais e beneficiamento de amêndoas de cacau orgânico. Ainda, salientou que atualmente inexistem áreas de propriedade do Município destinadas a essa finalidade e essa autorização criará condições de captação de recursos tanto na área de pavilhões industriais quanto na geração de impostos e empregos no Município.

Como as Comissões Permanentes concluíram os pareceres e não encontraram nenhuma dificuldade financeira para o Município adquirir essa área, a proposta foi aprovada na última quarta-feira, dia 27, por unanimidade.

O presidente em exercício, vereador Astor Luiz Jaeger, destaca que o Legislativo analisa com muita responsabilidade os projetos de lei que são encaminhados. Cita também que nessa mesma reunião, foi aprovada a contratação de um enfermeiro, com carga semanal de 40 horas, visando atender a uma carência no ESF Verdes Vales, com remuneração mensal de R$ 4.806,25 e uma servente para atender carência do ESF Faxinal de Dentro.